• 3 razões definitivas para fazer uma pesquisa salarial
3 razões definitivas para fazer uma pesquisa salarial

3 razões definitivas para fazer uma pesquisa salarial

Leia em 5 min.

3 razões definitivas para fazer uma pesquisa salarial

Como profissional da área de Recursos Humanos você já percebeu que para ser eficiente é essencial que a equação política salarial + política de cargos esteja bem definida.

No blog desta semana conheça razões definitivas para implantar uma importante ferramenta para ajudar a estabelecer esses dois pontos: a pesquisa salarial!

O que é e para que serve a Pesquisa Salarial?

Muito utilizada no mundo dos negócios, ela é uma das análises mais importantes na Gestão de Pessoas.

Com base em informações confiáveis sobre práticas de remuneração do mercado de trabalho, a Pesquisa Salarial analisa a competitividade salarial e dos benefícios concedidos aos colaboradores de uma empresa ou organização, servindo para estabelecer qual a política de salários que a empresa deve adotar para competir naquele determinado segmento.

Como ela é feita?

Basicamente, é composta das seguintes etapas:

Seleção das empresas participantes– a empresa interessada em realizar uma pesquisa salarial convida outras de acordo com os dados, análises e resultados que deseja alcançar.

Cargos analisados – etapa superimportante para maximizar o poder da pesquisa, na qual se considera variáveis como importância estratégica, representatividade no mercado e número de funcionários (tecnicamente conhecido como frequência).

Coleta e tabulação das informações – etapa essencial para a pesquisa. Ela descreve em detalhesas responsabilidades e requisitos de cada cargo comparado e analisado.

LEIA TAMBÉM: O que considerar na hora de fazer uma negociação de salário

Após essas etapas sua empresa terá informações consistentes sobre as práticas salariais do mercado e estará apta a construir um planejamento adequado às melhores práticas salariais e de benefícios.

Razões matadoras para começar sua pesquisa agora

Em curto prazo:

Como a pesquisa salarial mostra se salários e outros benefícios acompanham a curva de mercado ou precisam de ajustes, ela favorece a valorização do capital humano.

E, cá entre nós, todo mundo sabe que salário justo é premissa fundamental para estabelecer uma boa relação no âmbito empresa-colaborador, o que resulta também na diminuição do turnover!

Em médio prazo:

Essa ferramenta gera ricas análises sobre o nível de competitividade de mercado e serve como parâmetro principalmente para área de Recursos Humanos.

Mas, as vantagens não param por aí! A organização pode, por exemplo, avaliar sua posição no mercado em que atua, além de projetar e planejar com segurança seu capital humano e financeiro.

Em longo prazo:

Você sabia que a equiparação salarial está presente em boa parte das ações trabalhistas que correm hoje no país? Imagine ter que arcar com um passivo trabalhista oculto porque sua empresa não se atentou ao registro correto do funcionário na CLT ou a outros pontos como o acúmulo de funções?

Para evitar implicações jurídicas assim, seu RH precisa ter dados reais do mercado, o que é o coração da pesquisa salarial!

Quer saber mais detalhes sobre esse tema e ganhar um Guia Prático para começar a sua pesquisa salarial? Baixe aqui o seu gratuito

A gente se vê em breve!


Gostou deste
Conteúdo?

Tem mais:
Receba Infográficos e
ebooks que capacitam e
descomplicam sua
rotina e a de seus
colaboradores.